04/01/2012

Big fight

Encontro-me a preparar psicologicamente para talvez o fim de uma luta de anos e anos. Desde os quatorze anos que sofre de acne, já tentei 3 marcas de pílula, alguns antibióticos mas nada resultou. São muitos anos a investir em cremes que nada fazem, a procurar novas formas, a alimentar falsas esperanças com produtos "milagrosos", a olhar para o espelho e a odiar aquilo que vejo, a ir à praia e ter vergonha de me despir... Enfim, são muitos anos condicionada com isto, gostava simplesmente de poder acordar de manha e conseguir sair de casa sem ter que meter base para disfarçar tanta imperfeição junta.
Por isso está-se a aproximar um tratamento que vai ser bastante doloroso, exigir muitos esforços mas que é a minha ultima réstia de esperança. Vou iniciar o tratamento com Roacutan, apesar de que o medicamento que vou tomar é genérico, contudo o composto é o mesmo, a isotretinoina.
Este medicamento tem uma quantidade assustadora de efeitos secundários, desde ressacamento da pele, depressão, aumento do colesterol já para não falar que o medicamento é tão poderoso que quando tomado por mulheres gravidas provoca mal-formações no feto. O que mais me assusta é que nas primeiras semanas existirá certamente um agravamento da acne e pergunto-me quanto tempo demorará até poder levar uma vida normal.
A tomada deste medicamente faz com que os valores no sangue se alterem por isso é recomendável fazer análise todos os meses e visto que o medicamento aumenta os níveis dos triglicéridos vou ter que deixar todos os doces e apostar fortemente numa alimentação saudável com muita água. Este tratamento vai exigir ainda cuidados redobrados com a minha pele, vou começar a usar protector solar diariamente no rosto, vou ter que aplicar imenso hidratante porque zonas como lábios e nariz vão secar imenso, há quem sofra ainda de dores musculares e ressacamento nos olhos que pode afectar a capacidade de condução nocturna.
Resumindo e concluindo, vou fazer sacrificios extremos e ver-me ao espelho ainda mais horrível por uns tempos com a esperança de mais tarde conseguir livrar-me deste problema de anos e anos que me condiciona a auto-estima e a vida social.
Vou relatando aqui a minha experiência, para tentar ajudar outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo. Serão meses muito difíceis mas que me pouparão anos de desgostos e dinheiro também.
E vamos lá defrontar mais uma batalha ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário